Você sabia que cistos e nódulos mamários são diferentes? Embora ambos possam ser sentidos como caroços ou protuberâncias nas mamas, existem algumas diferenças importantes entre eles.

Os cistos são alterações ocas, preenchidas por líquido, como se fossem balões cheios de água. Já os nódulos são sólidos, preenchidos por células, como se fossem umas bolinhas de gude.

Ambos podem ser grandes, palpáveis, ou pequenos e apenas vistos nos exames de imagem.

Independente do tamanho e quantidade, os cistos simples são lesões benignas e não aumentam o risco de câncer.

Nódulos, na maioria das vezes, são benignos, mas podem ser malignos e demandam uma avaliação mais criteriosa.

É importante ressaltar que nem todos os cistos e nódulos mamários precisam de uma intervenção. Se um cisto mamário é pequeno e não causa sintomas, pode ser simplesmente monitorado ao longo do tempo para ver se ele desaparece por conta própria. Se crescer e causar incômodo na paciente, pode ser realizado uma punção aspirativa (PAAF).

Se um nódulo mamário é benigno, o médico pode optar por monitorá-lo ou removê-lo, dependendo do tamanho, localização e desejo da paciente.

O principal exame para diferenciar um nódulo de um cisto é o exame de ultrassonografia. Ele também é muito importante para avaliar as características do nódulo e determinar se é uma lesão com suspeita para câncer de mama.

Se você notar qualquer mudança no tamanho, forma ou textura de suas mamas, é importante consultar um médico imediatamente.

Isso inclui protuberâncias, inchaço, lesões ou secreção mamilar. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido de quaisquer condições mamárias.

Por isso, esteja sempre atenta à saúde das suas mamas e não hesite em procurar orientação médica caso perceba algo diferente. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para a manutenção da saúde mamária.

Escrito por:

Dra. Raquel Aranha

Médica Mastologista Cirurgiã em São Luís/MA.

CRM-MA: 5005 | RQE: 2464

(98) 9.8419-0885

Artigos relacionados:

Artigos recentes: