A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) não mais preconiza o autoexame das mamas como método isolado para a detecção precoce do câncer de mama. A ênfase agora recai sobre a conscientização dos sinais e sintomas do câncer de mama, com a mamografia sendo destacada como o principal método de detecção precoce.

Embora o autoexame não seja mais recomendado como uma prática isolada, incentiva-se fortemente que as mulheres conheçam seus corpos, estejam atentas a possíveis alterações nas mamas e busquem atendimento médico se observarem algo incomum.

O autoexame desempenha um papel ao ajudar as mulheres a se familiarizarem com o aspecto e a sensação de suas mamas, facilitando a identificação de possíveis mudanças.

A orientação central é que as mulheres estejam atentas a qualquer mudança significativa nas mamas e busquem orientação médica em caso de dúvidas ou preocupações. Importante frisar que a decisão de não priorizar o autoexame isolado não significa desconsiderar a importância do autocuidado.

Conscientização e autocuidado são fundamentais, sendo complementados pela mamografia e acompanhamento médico regular, os quais permanecem como os principais meios para a detecção precoce do câncer de mama.

Quando o fazer o autoexame das mamas?

O ideal é que o autoexame seja feito uma vez no mês, na semana depois da menstruação – quando o corpo está menos inchado. Para aquelas que não menstruam, a recomendação é escolher um dia fixo no mês para fazê-lo.

Como fazer o autoexame das mamas?

A orientação é que se observe as mamas sempre que se sentir confortável (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano). Não existe uma técnica específica para seguir, mas há algumas sugestões que podem facilitar o autoexame como:

1. Em pé, de frente a um espelho: observe se há alguma diferença na aparência dos seios, como alterações na pele, no formato, abaulmentos ou retraçõpes. Faça isso de maneiras diferentes: com os braços abaixados, na cintura ou levantados.

2. No banho, aproveite a pele molhada e com sabão para analisar as mamas até as axilas. Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita analise a mama esquerda. Faça o mesmo de forma alternada sempre lembrando de fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos.

3. Se estiver deitada: apalpar a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. O mesmo se faz com o outro lado.

O que procurar?

Clique aqui e saiba quais os sinais do câncer de mama.