Encontrar um caroço nas mamas pode ser uma experiência assustadora, mas a maioria das vezes não é motivo para pânico. Na verdade, é uma ocorrência comum na população feminina. No entanto, é importante monitorar a alteração e, caso persista após o período menstrual, é indicada a avaliação de um mastologista para a devida análise, inclusive com a realização dos exames necessários, determinando a melhor conduta para o caso.Aqui estão algumas das possíveis causas de caroços nas mamas:

  1. Alterações no período menstrual: Durante o ciclo menstrual, é comum que as mamas fiquem mais sensíveis e inchadas. Essa sensação pode ser causada pelo acúmulo de glândulas, além da retenção de líquido, que formam placas dolorosas. Essas placas, antigamente chamadas de displasia mamária, não são nódulos verdadeiros e desaparecem após o período menstrual.
  2. Cistos: Os cistos são bolsas cheias de líquido que podem se formar nas mamas. Eles são geralmente benignos e podem desaparecer por conta própria.
  3. Nódulos: Os nódulos lesões sólidas que se formam nas mamas e, na maioria das vezes, são benignos.
  4. Lipomas: Os nódulos de gordura, ou lipomas, são caroços formados por depósitos de gordura. Eles são macios, móveis e geralmente inofensivos, mas podem precisar ser removidos se causarem desconforto.
  5. Inflamação na mama: A inflamação da mama pode causar a formação de nódulos. Isso pode ser causado por uma infecção ou trauma na área. No caso de infecção, pode vir acompanhado de outros sinais e sintomas, como mudanças na textura, na coloração, tna emperatura, febre, fortes dores e até a saída de secreções purulentas.
  6. Mastopatia diabética: Mulheres com diabetes podem desenvolver uma condição chamada mastopatia diabética, que causa o espessamento e endurecimento do tecido mamário, formando nódulos palpáveis e podem causar desconforto.
  7. Câncer de mama: Embora menos frequente, um nódulo mamário pode ser um sinal de câncer de mama. Se ele for fixo, duro e irregular, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Lembre-se de que o câncer de mama não é a única doença que pode afetar a saúde das suas mamas.

É importante consultar um mastologista assim que notar qualquer mudança anormal nas suas mamas.

 

Escrito por:

Dra. Raquel Aranha

Médica Mastologista Cirurgiã em São Luís/MA.

CRM-MA: 5005 | RQE: 2464

(98) 9.8419-0885

Artigos relacionados:

Artigos recentes: