Os fibroadenomas são os nódulos benignos mais comuns encontrados nas mamas. Ainda que sua formação não seja completamente compreendida, existe uma relação hormonal, sendo mais frequentes entre os 15 e 35 anos, período de maior estimulação hormonal nas mulheres.

Nem sempre os fibroadenomas são detectados ao toque. Às vezes, são identificados apenas em exames de imagem. Quando palpáveis, costumam ser firmes, móveis e indolores. No ultrassom, aparecem delimitados e sem irregularidades, assemelhando-se a uma azeitona. Geralmente, são classificados como nódulo BIRADS 3 e são acompanhados por seis meses.

Contudo, em alguns casos, no ultrassom, podem apresentar lobulações e serem classificados como lesão BIRADS 4. Nestas situações, ou quando há crescimento durante o acompanhamento, recomenda-se uma biópsia para um diagnóstico definitivo. Entretanto, nem todos os nódulos necessitam de biópsia. Quando apresentam características benignas e não crescem, é possível inferir que se trata de um fibroadenoma, considerando sua prevalência.

Diante de um fibroadenoma, na maioria dos casos, apenas o acompanhamento é necessário. Não existem medicamentos que os eliminem. Quanto à cirurgia, esta pode ser uma opção, especialmente em casos de nódulos volumosos ou em crescimento. No entanto, é importante considerar que a cirurgia pode resultar em cicatrizes e complicações como hematomas e deiscências.

Outras indicações para cirurgia incluem o desejo da paciente, desde que informada sobre a real necessidade e possíveis complicações. Quando realizada, é recomendável procurar fazer as incisões em locais mais estéticos, como ao redor da aréola ou no sulco da mama, para minimizar desconfortos estéticos.

É relevante ressaltar que 20% dos fibroadenomas podem ser múltiplos, o que contribui para a cautela na indicação cirúrgica. A remoção de um nódulo não garante a ausência de outros no futuro.

Por serem benignos, os fibroadenomas não aumentam o risco de câncer de mama, independentemente da quantidade.

É fundamental destacar que, embora os fibroadenomas sejam geralmente benignos e não representem uma ameaça imediata à saúde, é fundamental buscar orientação médica para avaliação individualizada de cada caso. A consulta com um especialista, como um mastologista, permitirá uma avaliação completa, incluindo coleta de informações pessoais e familiares, exames clínicos e de imagem, para determinar a melhor conduta em cada caso. Afinal, somente um profissional de saúde qualificado pode oferecer orientações precisas e garantir a tranquilidade e o bem-estar da paciente.

Portanto, ao detectar qualquer alteração nas mamas, é fundamental agendar uma consulta médica para um diagnóstico adequado e um plano de cuidados personalizado.

Escrito por:

Dra. Raquel Aranha

Médica Mastologista Cirurgiã em São Luís/MA.

CRM-MA: 5005 | RQE: 2464

(98) 9.8419-0885

Artigos relacionados:

Artigos recentes: