A core-biopsy, também conhecida como biópsia com agulha grossa, é um tipo de biópsia percutânea por agulha, minimamente invasiva, indicada quando é necessário ter certeza do diagnóstico da lesão identificada na mama, seja por mamografia, ultrassonografia ou ressonância.
Você está prestes a fazer uma biópsia mamária e quer saber como esse exame é realizado? Venha que vou te explicar como se faz esse exame:
Ambiente Confortável
Primeiramente, é importante destacar que a Core Biopsy é feita ambulatorialmente, na mesma sala onde se realiza o exame de ultrassom ou a mamografia. Não se trata de uma cirurgia, e nosso objetivo é tornar o ambiente o mais confortável possível para ela.
Guiada por Imagem
Utiliza-se um dos aparelhos de imagem, seja o ultrassom, mamógrafo ou a Ressonância Magnética (RNM), para guiar a agulha até a lesão alvo, assegurando que a amostra seja retirada do local correto.
Anestesia Local
Antes do procedimento, é aplicado anestésico local na mama, no local onde será introduzida a agulha da pistola. Isso garante que, geralmente, a biópsia não cause dor, embora algumas pacientes possam sentir uma leve pressão.
Coleta da Amostra
Com a agulha da pistola devidamente guiada até a lesão alvo, faz-se o disparo da pistola. Nesse momento, a agulha cortante retira uma amostra da lesão (vídeo), que é colocada em um recipiente com formol para envio ao laboratório de patologia. Geralmente repete-se esse procedimento de inserir a agulha e disparar a pistola umas 6 vezes. Mas não se preocupem, a área já está anestesiada.
Finalização e Recuperação
Após o procedimento, retira-se a pistola, faz-se um curativo local e a paciente está liberada para ir para casa.
Pós-Biópsia
Nas primeiras 24 horas após a biópsia, é recomendado evitar atividades físicas extenuantes, mas a mulher pode retomar suas tarefas diárias normais, como trabalhar.
Conclusão
Este é um procedimento tranquilo, seguro e pouco invasivo. A Core Biopsy nos permite obter uma definição precisa do que se trata a lesão biopsiada, nos dando informações cruciais para o diagnóstico e tratamento adequados. O procedimento geralmente dura entre 10-15 minutos e é feito ambulatorialmente, sem necessidade de jejum, preparo ou internação hospitalar.